cropped-Airechtas-Conferencia1.png

Palestras:

Oficina: Meditação Druídica

Orientadores: Oficina Coletiva

Resumo: Existem muitas práticas, técnicas e formas rituais de aprendizado, aperfeiçoamento, auto conhecimento e contato com os seres Sagrados no Druidismo. Uma técnica que é sempre recorrente e que é descrita, de certa forma, nos documentos que tratam das práticas dos fili, poetas, Irlandeses na Antiguidade Tardia é a Meditação para fins de inspiração, profetização e aquisição de conhecimentos. Nesta oficina veremos como são estes relatos e aplicaremos na prática alguns tipos de meditação.

 

Wallace William de Sousa

Título: Mitologia Celta e a Ligação com a Natureza

Palestrante: Wallace William de Sousa

Palavras-Chave: Mitologia, Ecologia, Sociedade Celta.

Resumo: Durante muito tempo, a relação entre os celtas e a natureza tem sido levada em consideração em inúmeros meios, principalmente no neopagão. Por viverem em uma sociedade à parte do mundo grego e romano, e por sua religião e mitologia possuírem muitas características animistas, muitas vezes é pensado que a espiritualidade céltica possuía traços daquilo que chamamos hoje de consciência ecológica, muitas vezes de forma completamente arbitrária, simplista e sem parâmetros baseados em estudos sobre essa cultura. Analisaremos então as ligações da mitologia céltica com o pensamento animista, e como essa ligação se estrutura (ou não) como pensamento ecológico, e como isso se reflete no paganismo contemporâneo.

 

Marina Holderbaum

Título: Teoria e Confecção de Oferendas Votivas

Palestrante: Marina Storino Holderbaum

Palavras-chave: Depósitos Votivos, Oferendas, Confecção.

Resumo: São muitos os locais de depósitos votivos atribuidos aos Celtas e neles uma infinidade de objetos, com claro valor social ou não, são encontrados. Iremos analisar alguns destes objetos, seu possível significado social e votivo, assim como tentar demonstrar algumas alternativas de confecção de objetos semelhantes para que as práticas atuais possam assimilar tais costumes religiosos dos povos ditos “Celtas” da Antiguidade.

 

Ana Elisa Bantel

Título: Sobre as Mulheres nas Sociedades Celtas

Palestrante: Ana Elisa Bantel

Palavras-chave: Mulheres, Sociedade, Ciclo do Ulster.

Resumo: Apresentação sobre as mulheres nas sociedades celtas anteriores à cristianização, em seus papéis sociais, e seus âmbitos de expressão, tais como o lar, a guerra e a religião. Intenta desfazer estereótipos e aproximar o ouvinte de fontes históricas oriundas da Idade do Ferro e de alguns personagens femininos do Ciclo do Ulster.

 

Erik Wroblewski

Título: Paganismo e Cristianismo nas Fontes Literárias da Irlanda Tardo-Antiga

Palestrante: Erik Wroblewski

Palavras-chave: Fones, Irlanda, Literatura.

Resumo: A partir do séc. VII, a cristianização da Irlanda acentuará as rupturas com o passado céltico, enquanto inicia-se um processo de reestruturação de tradições monásticas para promover a normalização da igreja católica européia.  O ápice desses processos se dá no séc. XII, quando a tolerância à manutenção das tradições nativas será negada, revelando uma sociedade que caminha para sua autodestruição, e cujos valores culturais, ainda presentes nas mentalidades sociais, lutam para sobreviver.

 

José Paulo Almeida

Título: Entre a Harpa e a Espada: Vivendo a Fé Celta no Caminho do Guerreiro Poeta

Palestrante: José Paulo Almeida

Palavras-chave: Guerreiro, Fianna, Poeta.

Resumo: Com base nos lendários guerreiros Fianna, apresentaremos uma proposta de espiritualidade céltica contemporânea, tanto para druidistas quanto para reconstrucionistas. Mostraremos a importância dos Guerreiros nas sociedades célticas antigas e também nos grupos druídicos atuais e como conciliar o caminho da espada com o da poesia.