Fertilidade significa o desenvolvimento de todas as questões produtivas da alma, mente e corpo, o que significa que devemos enriquecer nosso mundo e nossas vidas através da nossa imaginação, para transformar o conhecimento em coisas práticas e valiosas. Uma alma fértil deve inspirar, uma mente fértil deve criar e um corpo fértil deve construir; estas são as imagens do desenvolvimento da Tríade Pessoal. Assim, a fertilidade é o uso da sabedoria e criatividade para enriquecer o nosso espírito, corpo e mente.

Fertilidade é um assunto importante para qualquer cultura, uma vez que está relacionado com questões cruciais sobre a sobrevivência e prosperidade. Este assunto tem vários significados, os quais estão relacionadas com a manutenção da vida humana e da estrutura social, pois envolve relacionamentos, sexualidade, gravidez, produção de alimentos, ciência, arte e todos os tipos de atividades geradoras. Eu acho que hoje temos um outro significado adicionado a esta virtude, que é intensamente ligado com os nossos tempos, é a preservação da natureza.

A natureza é a base para todas as outras formas de fertilidade, e não só isso, mas é uma parte essencial da nossa fé e culto. Cuidar da natureza é não só preservar a fertilidade, mas também demonstrar hospitalidade aos, pois este é o nosso principal templo. Certamente, dizer que, preservar o meio ambiente é demonstrar hospitalidade com os espíritos da natureza não só é óbvio como redundante.

Portanto, fertilidade é desenvolver-nos em todos os sentidos e lutar pela manutenção da vida neste mundo, o que está intimamente ligado à fertilidade do solo, preservação da biodiversidade e proteção das águas e mananciais, os quais eram todos sagrados aos nossos ancestrais e devem o ser para nós também. Acho que, em nossos tempos, a maior prova de fertilidade, não só a um druida, mas aos pagãos em geral, é encontrar maneiras de viver sem destruir a natureza e ajudar a preservá-la. Sendo assim, penso que nós poderíamos adicionar a hospitalidade, não só com os deuses, mas a todas as gerações futuras, como um elemento de fertilidade. Assim, podemos dizer que esta virtude está ligada a outras duas, sabedoria e hospitalidade, as quais nos ajudam a desenvolver todas as nossas potencialidades e manter nossa boa relação com os deuses.