I EICDRCO Fiád Na Clanna foi fundado em 02/02/2013 em Curitiba, no Estado do Paraná, sob o nome de Encontro Inter Clânico de Druidismo e Reconstrucionismo Celta, reunindo os Clanna das Tradições Druídicas e Reconstrucionistas Celtas em um Festival que visava estreitar os laços comunitários, a cooperação e a interação entre as tribos. Além de, sobretudo, comemorar o Festival de Lughnassadh do modo tradicional, com jogos, assembléias, ritos e atividades em Honra a Lugh e aos Seres Sagrados. Para tanto, visamos o trabalho cooperativo, pois tentamos ao máximo evitar as facilidades modernas, a fim de entender, de fato, a vida em comunidade.

Um dos requisitos mais importantes para quem quisesse participar deste encontro anual era estar disposto a trabalhar de forma comunitária a fim de ajudar a prover as necessidades dessa grande reunião clânica. Isso significava ajudar na coleta e preparação da lenha para as fogueiras, tanto ritual quanto alimentar, na preparação e limpeza dos dormitórios, na preparação dos alimentos em fogo de chão e pró-atividade, respeito e mútua cooperação em todas as necessidades da comunidade.

EICDRCII_LughnasadhInterClanico_2014_23Infelizmente, o local que nos permitia tais objetivos não pode mais ser utilizado e tivemos que passar a utilzar pousadas locais para tal, o que inclui uma série de comodidades e um valor maior de custo. Dessa forma o evento acabou tomando novos rumos e tomou ares de um retiro espiritual, com jogos, conversas e ritos, mas sem a necessidade de trabalho comunitário, ao menos não na preparação do alimento e estadia. Com essas mudanças percebemos que o evento se transformou em algo muito mais intimista e espiritual, no sentido de propiciar um maior compartilhamento de experiências e conhecimento, o que também nos obrigou a pensar se não seria mais interessante que este fosse um retiro interno do Fine Na Dairbre, uma oportunidade de reunir os membros mais distantes e estreitar os laços dos clãs da tribo e trocar um conhecimento próprio da Tuath e da ADF.

Nesse espírito, o então Encontro Inter Clânico de Druidismo e Reconstrucionismo Celta, está se modificando. Não usaremos mais este nome ou sua sigla para designar o retiro, que será identificado como Fiád Na Clanna (Reunião dos Clãs) ou Lughnasadh Inter-Clânico.

Logo I EICDRC cores