FineNaDairbre_Lughnasad2014_9

Seguindo as diretrizes da Ár nDraíocht Féin: A Druid Fellowship (ADF) e arcando com nossa responsabilidade de servir à comunidade e proporcionar acesso a todos que desejem celebrar os oito Grande Festivais e honrar aos deuses, o Fine Na Dairbre tem organizado ritos públicos, desde o Samhain de 2013.

Os ritos ocorrem no primeiro final de semana antes ou após as datas dos oito Grandes Festivais Celtas, geralmente pela manhã, e são gratuitos e abertos ao público. Não é necessário nenhum tipo de conhecimento prévio para participar, apenas saber que é uma celebração pagã ligada aos povos Célticos e, como tal, seu objetivo é cultuar divindades do panteão Celta, especificamente o panteão Irlandês conhecido como os Tuatha De Dannan.

Não existem evidências suficientes de todos os oito Grandes Festivais na Irlanda, assim como em outras regiões Célticas, para se construir um rito deífico integral, especialmente no caso dos ritos ligados aos solstícios e equinócios, dos quais muito pouco ou nada se sabe de práticas rituais ou folclóricas. Ao nos tornarmos um Protogrove da ADF firmamos um compromisso de realizar tais celebrações e, seguindo nossos princípios Reconstrucionistas e Politeístas, optamos por escolher divindades patronas para cada um dos festivais, dessa forma podemos honrar cada uma das principais divindades do panteão Irlandês no ciclo ritual anual.

 

Datas

Nosso calendário é contado de Samhain a Samhain, sendo Samhain, um dia fora do tempo. As datas são estimadas, podendo ser alteradas no caso de imprevistos. No caso de alteração, faremos a modificação da data aqui com alguns dias de antecedência.

 

Calendário 2015/2016

  • 06 de agosto de 2016 – Rito de Óimelc em honra a Brigid
  • 24 de setembro de 2016 – Rito de Primavera em honra a  Boand  
  • 05 de novembro de 2016 – Rito de Bealtaine em honra a Dagda 
  • 24 de dezembro de 2016 – Rito de Verão em honra a Manannán
  • 04 de janeiro de 2017 – Rito de Lughnasad em honra a Lugh
  • 18 de março de 2017 – Rito de Outono em honra a Ogma

 

O que levar

Alimentos como bolo, pão e frutas da época e bebidas como leite, suco, vinho, licor, hidromel ou cerveja podem ser levados para as oferendas (lembrando que é uma cerimônia religiosa e pública, pedimos que não levem bebidas alcoólicas para consumo).

Oferendas devocionais pessoais para serem entregues ao fogo, como artesanatos e objetos naturais e manufaturados, também podem ser levados (objetos de plástico e sintéticos não serão aceitos como oferenda ao fogo, por serem industrializados e, em sua maioria, tóxicos quando queimados).

 

Onde ocorrem

Os ritos acontecem pela manhã ou à tarde, dependendo do dia que ocorrer, na área das churrasqueiras do Parque da Barreirinha. Pedimos que entrem em contato para saber detalhes e podermos avisar no caso de algum imprevisto. Os ritos serão adiados em caso de chuva muito forte.

finenadairbre_mapaparque