1] Emain Macha, de onde vem o nome? Não é difícil dizer. Macha Redmane (Crina Vermelha), filha de Aed Ruad filho de Badurn, colocou sobre os filhos de Dithorba a tarefa de entrincheirar o Rath[1]. Quando eles estavam na proscrição nos confins da Boirenn, ela veio a eles disfarçada como uma leprosa, enquanto eles estavam assando um porco selvagem na madeira. Cada um deles, por sua vez levou-a para acasalar com ela, e então ela vinculou-se a cada um rapidamente. Depois disso, ela levou os cinco filhos de Dithorba com ela nesta situação para Emain; Baeth, Latão, betach, Uallach e Borbchass eram seus nomes. Além disso, ela ordenou-lhes que entrincheirassem o Rath, pois ela preferia fazer escravos deles, em vez de matá-los. Ela traçou depois para eles o Rath ao redor dela com seu pino-de-broche, e eles o entrincheiraram. Quando homens dizem ‘Emain’, que é éo-muin, é “o broche da garganta de Macha”, isto é, “o pino em sua garganta”. Mas veja ainda mais na Sucessão dos Reis, se tu desejas aprender a história completa, que por razões de brevidade eu aqui omiti.

¶ 2] Ou ainda, Emain Macha é nomeado a partir deste evento: Macha filha de Sainrith mac Inboith veio a correr os dois corcéis do rei Conchobar na Feira, após Crunnchu havia declarado que sua esposa era mais rápida do que os cavalos do rei. O rei disse Crunnchu que ele deveria morrer, a menos que sua esposa viesse para a corrida. Então Macha veio para salvar o marido, apesar de grávida, e correu contra os cavalos até o fim do verde, e mostrou-se mais rápida do que eles. Então, ela deu à luz um menino e uma menina em um nascimento, e as crianças gritavam, e o som atingiu o Ulaid em sua doença, até que cada homem não era mais forte do que uma mulher no parto. E a doença tomou conta deles desde então. Deste Macha e dos gêmeos (emon) que ela pariu vem os nomes de Mag Macha e Emain Macha”

______________________

[1] Recinto fortificado sobre uma colina

Fonte:

The Metrical Dindshenchas. in Volume 4 Edward Gwynn (ed), Second reprint [x + 474 pp.] Dublin Institute for Advanced StudiesDublin (1991) (first published 1906) (reprinted 1941)

Link para o texto em inglês: http://www.ucc.ie/celt/online/T106500D.html